28.7.09

Dica de como curar soluço segundo "O Banquete", de Platão

É madrugada, eu sei.
Aproveitando por aqui o ensejo da insônia, seguida de estudo.
Estudando o Fédon, do Platão, mas lembrei de algo que é bastante útil em O Banquete.
Talvez a única utilidade.

Como curar soluço. Vamos lá, então:

Na pausa de Pausânidas - pois assim me ensinam os sábios a falar, em termos iguais - disse Aristodemo que devia falar Aristófanes, mas tendo-lhe ocorrido, por empanturramento ou por algum outro motivo, um acesso de soluço, não podia ele falar; mas disse ele ao médico Erixímaco, que se reclinava logo abaixo dele: - Ó Erixímaco, és indicado para ou fazer parar o meu soluço ou falar em meu lugar, até que eu possa parar com ele.
E Erixímaco respondeu-lhe:

- Farei as duas coisas: falarei em teu lugar e tu, quando acabares com isso, no meu. E enquanto eu estiver falando, vejamos se, retendo tu o fôlego por muito tempo, quer parar o teu soluço; senão, gargareja com água. Se então ele é muito forte, toma algo com que possas coçar o nariz e espirra; se fizeres isso duas ou três vezes, por mais forte que seja, ele cesarrá.

Um comentário:

Paah disse...

Olha só, vivendo e aprendendo com Platão.